sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Longe dos esportes


Publicando um texto interessante e ao mesmo tempo assustador, este estudo foi realizado pela empresa de consultoria Sport+Markt.

Nem a notícia de que a obesidade cresce em ritmo acelerado no Brasil colocou os brasileiros para praticar esportes nos últimos anos. Um estudo realizado pela consultoria de marketing esportivo Sport + Markt mostra que a maioria doa população, 61,6%, não faz nenhum tipo de esporte.

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa avaliou 46 mil pessoas de todos os estados brasileiros, entre 2010 e 2011. Os participantes, de ambos os sexos, tinham idade acima de 16 anos e pertenciam às classes de A a D.
Uma dos dados mais curiosos revelou que as mulheres são as mais sedentárias. Apenas 27,6% do público feminino pratica regularmente algum tipo de esporte. Além do gênero, o nível econômico também influenciou nos resultados. Segundo o estudo, os brasileiros mais ativos são aqueles com condição financeira mais elevada.

Das modalidades mais praticadas, a paixão nacional - o futebol de campo - está em primeiro lugar (11,1%). Em seguida, vem caminhada, corrida e atletismo (6,5%), futsal (4,9%), vôlei (2,9%), futebol society (2,8%), ginástica e esportes da academia (2,8%), natação (1,7%) e artes marciais (1,4%).  

Entre as regiões mais ativas, o Sul possui, proporcionalmente, o maior número de pessoas praticando esportes - quase 54% dos homens e 32% das mulheres - com destaque para as capitais Porto Alegre e Florianópolis.  No sudeste, os paulistas estão na primeira posição. Mas, entre as mulheres Belo Horizonte fica no topo. Apesar das praias, o Rio está em 2º lugar entre os homens e em 15º, entre as mulheres.

Fonte: Sport+Markt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário