A gravidez altera a fisiologia normal, tornando necessárias algumas modificações na prescrição do exercício. As mulheres grávidas devem tomar cuidados na hora de iniciar um programa de exercícios ou modificar um pré-existente, a fim de excluir possíveis complicações. Isso concerne particularmente ás mulheres com um baixo estado de aptidão e pouca experiência com exercícios durante a gravidez.O exercício na gravidez sempre tem que ser orientado e acompanhado por um profissional na área, um profissional de educação física que tenha conhecimento detalhado nesta área de exercício. Para uma gestação normal sem complicações, o exercício de leve a moderado não afeta negativamente o desenvolvimento fetal; os benefícios de um exercício regular corretamente prescrito durante a gravidez em geral ultrapassam os riscos potenciais.
''As mulheres grávidas devem tomar cuidados na hora de iniciar um programa de exercícios ou modificar um pré-existente, a fim de excluir possíveis complicações''.
Passos para o exercício
Modalidade do exercício: Evitar o exercício na posição supina, particularmente após o primeiro trimestre. O exercício na posição supina dificulta o retorno venoso, o exercício sem sustentação do peso corporal (ex: pedalagem, natação) minimiza o efeito da gravidade e o peso adicional associado com o desenvolvimento fetal.
Duração do exercício: Exercitar-se por 30 a 40 minutos, dependendo das sensações da pessoa.
Intensidade do exercício: A gravidez altera a relação entre freqüência cardíaca e consumo de oxigênio, tornando difícil o estabelecimento das diretrizes com base na freqüência cardíaca. Uma alternativa efetiva estabelece a intensidade do exercício com base na TEP, que deveria variais entre 11(razoavelmente leve ) e 13 (um tanto duro).
Ritmo da progressão: Realizar o exercício em bases regulares; o exercício aeróbico moderado mantém a aptidão cardiovascular e, com freqüência, produz um pequeno efeito de treinamento, a maioria das mulheres não deve esforçar-se em induzir efeitos de treinamento, mas sim em manter a aptidão cardiorrespiratória, a massa muscular de peso recomendado pelo medico.
Quando interromper o exercício
Em alguns destes sintomas (abaixo) é recomendado para o exercício e procurar orientação medica:
- Qualquer sinal se sangramento vaginal;
- Qualquer jato de liquido através da vagina (ruptura prematura das membranas)
- Tumefação súbita de tornozelos, mãos ou face;
- Cefaléias intensas e, permanentes
- Fadiga excessiva, palpitações ou dor torácica;
- Dor abdominal inexplicável ou incomum;
Referencia / resumo do livro:
McArdle, William D.; Katch, Frank I.; Katch, Victor L., Fisiologia do exercício : energia, nutrição e desempenho humano. Editora(s) Guanabara Koogan
Nenhum comentário:
Postar um comentário