No estado de São Paulo e no Brasil, desponta um novo
empreendimento esportivo, denominando as escolas de esportes, as escolas de
esportes vêm ocupando um espaço bastante significativo em clubes, condomínios,
escolas etc. A modalidade ainda mais procurada é o futebol, mas não basta
somente uma pratica esportiva desorientada devemos nós professores ter algumas
metodologias e conhecimento adequado para ensinar tais modalidades.
Segundo o estudioso Tubino, as escolas de esporte podem
utilizar três tipos de trabalho; o participativo, o educativo e o competitivo.
Desse modo, esporte educação é um processo educativo na
formação do jovem, uma preparação para o exercício da cidadania, e tem um
caráter formativo evitando a seletividade e a competição acirrada. O esporte
participação apóia-se no principio do prazer lúdico, no lazer e na utilização
construtiva do tempo livre, podendo promover o bem-estar dos praticantes,
permitindo acesso a todos. Por último, o esporte competição é disputado
obedecendo rigorosamente ás regras e aos códigos existentes na modalidade,
sendo considerado um esporte institucionalizado.
A principal tarefa de um professor é ajudar a criança a
aprender. Não apenas transmitir informações, mas criar condições para que ela
absorva essas informações. Não apenas divulgar sua cultura ou conhecimento, mas
selecionar conteúdos e organizar estratégias para que ela adquira habilidades e
modifique suas condutas e seu comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário