terça-feira, 8 de novembro de 2011

Influência dos pais sobre as crianças em competições esportivas

O comportamento humano tem sido uma área que desperta interesse em pesquisas no campo da psicologia relacionada ao esporte. Esse é um dos principais motivos, entre outros, que movimentam o professor e o treinador na busca de compreensão da complexidade relativa ao sujeito e aos aspectos relacionais que envolvem com a família e a sociedade.

A ansiedade é um fenômeno psicológico que, segundo Brandão (1995), é definido como uma emoção que se relaciona ao processo adaptativo do ser humano ao cotidiano de sua vida e aos regulamentos que lhe são impostos como condições de socialização. Em se tratando de vida esportiva, é uma emoção presente, á qual estão relacionados o comportamento e o rendimento de desempenho, sendo, no entanto, de avaliação subjetiva, como um fenômeno que permanece entre a expectativa e a dúvida que o atleta sente em momentos que antecedem uma competição.

É comum ver pais ou familiares, ou até próprios professores/treinadores fazendo a chamada pressão antes de jogos, ou uma excessiva reclamação durante uma partida, temos que nos atentar para sempre executar uma forma de incentivo que seja positivo, e jamais temos que concentrar nas crianças a ``perfeição´´ de seu rendimento, ou exigir muito, pois por incrível que pareça o efeito poderá ser o contrario em vez de uma boa atuação, pode prejudicar.

Se surge uma ansiedade que afeta o estado cognitivo, como a apreensão ou o medo, a autoconfiança é abalada e os resultados são negativos. No entanto, um alto nível de ansiedade que não afete o aspecto cognitivo e a autoconfiança pode fazer que o atleta apresente excelência de desempenho. 

Referência: Futsal, Navarro Coppi, Roberto de Almeida, phorte, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário