Nosso corpo é formado por aproximadamente 450 músculos voluntários. Os músculos são formados por milhares de fibras musculares, que podem ser fibras vermelhas (chamadas também de tipo 1, são fibras ``lentas´´ e servem principalmente para exercícios aeróbios, de longa duração) ou fibras brancas (chamadas também de tipo 2, fibras ``rápidas´´´ para exercícios de força, potência, envolvendo rapidez, agilidade etc).
Nas atividades comuns do dia-a-dia começamos a utilizar as fibras vermelhas. Quando o exercício é muito difícil, ``pesado´´, por exemplo, usamos também as fibras brancas.
Dificilmente utilizamos todas as fibras ao mesmo tempo, apenas em momentos de muito estresse, por exemplo, quando precisamos ``salvar´´ alguém de um perigo, daí conseguimos aquela força que nem imaginávamos que tínhamos, pois provavelmente mobilizamos todas as fibras juntas.
As pessoas têm concentrações diferentes de tais fibras brancas e vermelhas, que são determinadas geneticamente, mas que também podem sofrer pequenas alterações pelo treinamento físico. Assim um maratonista deve ter predominantemente as fibras vermelhas e um corredor de provas de 100 m deve ter predominantemente fibras brancas, rápidas. As contrações musculares ocorrem devido ao enrolamento e deslizamento dos microscópios filamentos de actina e miosina.

Nenhum comentário:
Postar um comentário