O excesso de peso é um dos maiores problemas de saúde atualmente. A medicina tem relatado freqüentemente estatística a respeito do numero de mortes que ocorrem em função de doenças associadas á obesidade. O cuidado com relação a pratica de exercícios e bons hábitos alimentares é aceito de forma unânime como atitudes absolutamente indispensáveis, como investimento em saúde e qualidade de vida.
Apesar de todos os esforços de conscientização, os índices de obesidade continuam a subir. Em outras palavras, estamos perdendo esta guerra.
Quando um resultado como este é constatado, deve-se refletir sobre as estratégias que tem sido adotadas até agora. Talvez estejamos combatendo o problema de forma inadequada. Na realidade, talvez a preocupação esteja sendo direcionada para o objetivo errado. Quando um individuo tentar perder peso, na grande maioria das vezes ele está preocupado com a estética e não com a saúde.
O importante é sempre colocar em primeiro lugar nossa saúde, convivemos diariamente com estudos sobre obesidades, seja ela infantil, na adolescência e até quando adulto. Um evidencia muito importante que vem sendo realizado e evidenciado em pesquisas é que crianças obesas têm grandes chances de se tornarem também adultos obesos.
Então o foco da nossa saúde pública contra obesidade poderia ser muito mais predominante de programas de atividades físicas e orientações nutricionais na fase inicial do ser humano, ela quando criança e adolescente.
Referência: A pratica da atividade física segura (Sesc-Sp, 2002)

Nenhum comentário:
Postar um comentário