![]() |
| Minha equipe, Sub-15, Dura-Lex/Oeste Paulista (2008) |
O sucesso em qualquer área é, quase sempre, o resultado de planejamento, trabalho árduo e dedicação, e o treinamento esportivo não é exceção. Todos os atletas bem-sucedidos são indivíduos treinados que se destacam em determinada atividade física e, geralmente, seguem um programa de treinamento bem elaborado durante vários anos. Na área de esportes, o treinamento é o processo de trabalho ou exercícios progressivos e repetitivos que melhora o potencial para se atingir o desempenho ótimo (Bompa, 2000).
Embora muitos técnicos e instrutores sejam competentes na elaboração de programas de treinamento, é essencial analisar além dessa abordagem a curto prazo e planejar para o desenvolvimento do atleta a longo prazo. O treinamento esportivo adequado deve começar na infância para que o atleta possa, progressivamente e sistematicamente, desenvolver o corpo e a mente para alcançar a excelência a longo prazo e não o desgaste a curto prazo.
Um bom treinamento para crianças é aquele que respeita sua faixa etária, de acordo com o seu desenvolvimento. Programa de treinos de coordenação (desenvolvimento multilateral) é muito usado na infância, estes serão a base para os treinos especializados é conseqüentemente para o alto desempenho. O que muito se vê em programas de treinamentos para crianças em vários lugares, é uma auto-copia de treinos de adultos, sendo passados para crianças (imitam), o treinador simplesmente repassa todo treino de um adulto para uma criança, isto sem avaliar até que ponto atendem os interesses de jovens atletas. Devemos refletir que as crianças não são adultos pequenos e, por isso merecem toda atenção em um programa corretamente direcionado.
Referencia: Bompa, T.O., Treinamento total para jovens campeões. Barueri: Manole, 2002.

Nenhum comentário:
Postar um comentário