quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Esporte e atividades físicas como fator de proteção a saúde

A sociedade moderna apresenta aspectos de difícil conscientização sobre a necessidade, assim como a pratica efetiva, de exercícios e atividades físicas. Atualmente, o interesse nos esportes tornou-se cada vez mais bem pagos, gerando um sentimento que eles fazem o exercício para o cidadão comum.

A mecanização, automação, telecomunicações, informática e, especialmente, televisão aboliram a pratica de funções físicas extenuantes e desencorajaram progressivamente o envolvimento em atividades físicas, recreativas de lazer e esportivas. Isso trouxe conseqüências nefastas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, o aparecimento de doenças, e os índices de morbidade e mortalidade em adultos e idosos, sem considerar os aspectos familiares, sociais e psicologicois que envolvem a pratica de exercícios, seja intrafamiliar entre pais e filhos, ou em grupos de crianças e adolescentes.

A pratica de atividades fisicas é fundamental tanto para o desenvolvimento adequado de crianças, assim como adjuvante no tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade entre outras.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a definição de saúde é’’...bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades’’.

Baseando-se nesse principio, situamos o esporte como um dos principais agente causadores e protetores da saúde humana em qualquer faixa etária e na maioria das situações patológicas. 

Referência: Avaliação Médica e Física para Atletas e Praticantes de Atividades Física (Bruno Molinari)

Nenhum comentário:

Postar um comentário