quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atingindo os 10 km na corrida

Despreparo físico. Falta de tempo. Preguiça. Qual desculpa você daria para fugir de uma corrida na rua, parque, praça? Se você ainda resiste em começar a correr, saiba que esse exercício, quando feito com segurança, é um dos mais eficientes e prazerosos que existe, em nossa cidade podemos ver um grande número de indivíduos que praticam a caminhada e a corrida, mesmo ainda não tendo um lugar propriamente dito exclusivo para esta atividade. “A corrida é uma atividade de baixo custo financeiro que traz alto gasto calórico, ganho de condicionamento físico, perda de gordura corporal e, principalmente, previne doenças’’.

Além de favorecer o corpo, o efeito benéfico da corrida se estende também à vida pessoal e profissional. Para quem nunca experimentou ou não levou a sério um treinamento de corrida, vale a pena tentar. Mas, antes de calçar o tênis, é preciso se preparar. De acordo com o especialista em medicina desportiva, Dr. Ari Zekcer, o primeiro passo é visitar um cardiologista para realizar o exame de ergoespirometria. Esse teste avalia a condição clínica do praticante e serve de base para orientação dos treinamentos.

Com a aprovação médica em mãos é hora de começar. No início deve se priorizar mais o tempo e a distância do que a intensidade ou a velocidade da corrida. “Um treino para iniciantes deve ser de intensidade moderada e sua duração deve variar de 30 a 45 minutos. Outra estratégia é alternar corrida e caminhada”.


No caso do iniciante ser sedentário, Capoano não tem dúvidas de que ele deve começar com a caminhada. O coordenador do GPA Clube afirma que com dedicação aos treinos é possível evoluir rapidamente para o trote (corrida leve) e, em seguida, chegar num nível mais avançado da corrida com distâncias de até 10 km. “É preciso ir devagar. Ouço muito: ‘corri até não agüentar mais’. Essa atitude é perigosa, pois pode provocar lesões ou até problemas mais sérios”.

Para evitar esses transtornos e, de quebra, obter melhores resultados na corrida o ideal é buscar a ajuda de um educador físico. “A orientação de um profissional otimiza o tempo e o treinamento, garantindo maior segurança”.

Em outro texto vamos colocar os principais benefícios para o corpo da caminhada e corrida realizada regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário