Trabalho (seminário), realizado na disciplina de atividade física e saúde, no curso de Educação Física, 5º Termo, onde o professor da disciplina era o fisioterapeuta Weber Gutemberg. O trabalho foi da seguinte maneira, era dado para cada grupo um caso de algum um individuo com problema de saúde. Meu grupo ficou com um individuo que tinha Broncoespasmo induzido pelo exercício.
O caso: Pai Silveira, 53 anos, não tem diabetes e nem hipertensão. Mas era fumante e, tinha muitas crises de Broncoespasmo.
''A OMS estima que um bilhão e duzentos milhões de pessoas, sejam fumantes no mundo''.
O que é Bronco-espasmo:
O termo broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE) tem sido utilizado para descrever um estreitamento transitório das vias aéreas durante ou após o esforço físico, em indivíduos predispostos que apresentam função pulmonar normal em repouso (Rundell ET AL, 2000; Gotshall, 2002).
O objetivo de avaliar a presença do Broncoespasmo Induzido pelo exercicio consiste em Identificar, orientar e tratar o atleta / paciente aliviando os sintomas e melhorando, assim o seu desempenho (Rundell, Jenkinson, 2002)
A inflamação:
Manifestações:
As manifestações clínicas observadas são dispnéia, sibilos, cianose e tosse. O paciente também pode apresentar dificuldades para falar e usualmente apresenta taquicardia grave. Nos casos graves pode ser observado "pulso paradoxal".
Exercícios:
De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunología (American Academy of Allergy, Asthma, and Immunology AAAAI), o esporte mais recomendado para pessoas portadoras de asma é a natação, devido ao ambiente úmido, tonificação dos músculos superiores e a posição horizontal do atleta que permite liberar o muco presente nas porções mais inferiores de pulmão.
Um programa de condicionamento aeróbico em meio aquático climatizado pode ser considerado um fator importante na prevenção das crises de broncoespasmo induzidas pelo esforço. Podendo também ser uma alternativa para desenvolver um bom condicionamento físico do corredor portador de doença respiratória.
A duração do exercíco deve ser acima de 12 minutos, pois esforços curtos e intensos provocam broncoespasmo. Por outro lado, exercícios de intensidade gradual e acima de 12 minutos causam a broncodilatação (aumento do diâmetro dos brônquios). A maioria das crises asmáticas ocorre depois dos primeiros minutos de exercício; portanto, o aquecimento deve ser suave, progressivo, aeróbico, mas não cansativo, e deve ter maior duração que o aquecimento habitual. Os exercícios devem ser aeróbicos e de media ou baixa intensidade; os exercícios anaeróbicos de alta intensidade devem ser evitados.
Salvo algumas exceções, o indivíduo portador de asma pode praticar qualquer tipo de atividade física, mas sabe-se que correr de forma intensa e continuada provoca um maior broncoespasmo quando comparado a exercícios realizados de forma intermitente. Por outro lado, esportes como a natação, caminhada, bicicleta em terrenos planos são menos causadores de broncoespasmo. Esportes no alto de montanhas, como alpinismo e esqui tem como característica a presença de ar frio e seco, induzindo desta forma as crises.
Prevenções importantes:
Quando a pessoa apresenta um bom nível de condicionamento cardiopulmonar tende a diminuir as crises de broncoespasmo durante os exercícios. Esta condição também pode ser prevenida com um adequado programa de exercício físico supervisionado
- Praticar os exercícios em condições ambientais adequadas. A umidade do ambiente deve ser entre 60 e 70% e a temperatura entre 24 e 30ºC
- Monitorar o meio ambiente, evitando agentes alérgicos, como a poeira ou a fumaça
- Praticar o tipo adequado de atividade física, de acordo com o condicionamento físico
- Controlar a duração dos exercícios
- A intensidade do exercício deve ser apropriada à gravidade da doença respiratória
- Não iniciar atividades físicas quando estiver em crise
- Usar os medicamentos prescritos pelo médico a fim de previnir broncoespasmo induzido por exercício
- Fazer aquecimento adequado e prolongado antes de iniciar as atividades físicas
Referências:
Fisiologia do exercício - energia, nutrição e desempenho humano (Mc ardle) - sexta edição



Nenhum comentário:
Postar um comentário